Felicidade

(clique para ampliar)

Há alguns finais de semana, sapeando os canais da TV à cabo, peguei o filme "Em busca da felicidade" passando e para a minha sorte era legendado. Nunca o havia assistido desde o começo, acho que nas 3 vezes que tentei assistí-lo sempre peguei da metade para o final, senão quase no final. Diferente das outras vezes, o filme me passou uma mensagem que, discutindo com amigos, percebi que o meu ponto de vista foi bem diferente da grande maioria, mesmo ciente de que não era a intenção do filme transmitir a mensagem que eu capitei, até porque o Will Smith sofre pra caraleo muito interpretando o papel do pai determinado!


Estava eu pensando, a felicidade é um dos sentimentos, se não o único, que move a humanidade e traz consigo, como legado, os outros sentimentos que todos muito bem conhecem. Sendo assim, qual a razão em alcançarmos a felicidade? Ou melhor, o que é, exatamente, esse negócio chamado felicidade pra você?

Sem dar exemplos exagerados ou pouco comuns em nosso cotidiano, pense comigo:
  • O bom de se fazer sexo amor é toda a arte de desenvolvimento ou o objetivo final alcançado, perdendo a consciência por alguns segundos?
  • É fazer aquele almoço diferente, cheiroso e sedutor no dia das mães ou simplesmente degustá-lo em família?
  • É juntar aquele pouco dinheiro suado por alguns meses para comprar aquele presente para a namorada ou simplesmente vê-la sorrindo ao recebê-lo?
Enfim, poderia listar alguns milhares de itens, mas o importante é que tenham pego a linha de raciocínio. A felicidade então, em seu modo mais rústico, não seria o objetivo, o ponto final e o "viveram felizes para sempre", mas sim o caminho que o motivou a se esforçar, desenvolver, criar, pensar e agir para atingir o ideal... ou estou viajando demais?

Depois de um tempo pensando nisso, levando em consideração os poucos anos de vida e experiência que ainda tenho (afinal, são 23 anos de vida), cheguei a conclusão de que realmente a felicidade, em seu ápice, é simplesmente o caminho que você anda, corre, cai, se levanta e continua andando... Ainda mais se neste caminho você não estiver sozinho e sim ter amigos, companheiros, amores e aventuras que formam uma sinergia monstruosa... onde no final de tudo, alcançando o objetivo, a felicidade fica morna e o cérebro inicia a produção de outro caminho para a intensa maratona que se engana na busca da felicidade, onde na verdade, o que se busca já está dominado.

Em nota, meu cérebro diz feliz:
"Não havia nada que eu pudesse fazer, mas eu fiz! Alcançar tal coisa era impossível e eu busquei, não havia mais esperanças e eu as mantive, não restava tempo para mais nada e eu lutei até o último minuto. Não queriam, mas eu insisti. A última palavra já havia sido dada, mas eu ainda assim falei... Enfim, estou passando pela vida e tudo vai se fechando, mas a felicidade está em mim... Se nada tenho, por tudo lutei e sem me arrepender de nada em um futuro encherei a boca para dizer: Eu tentei. O passado é uma lição para se meditar, não para se produzir, somente a tentativa nos possibilita a conquista. Quando te conheci houve um lugar, um tempo e um sentimento. O tempo ficou marcado, o lugar será sempre lembrado e o sentimento jamais apagado."

Comentários

Lucas Ferrari disse…
Felicidade. A busca incansável por momentos melhores.

Um assunto polêmico quando posto em uma roda de pessoas e discutido.

Mas foi interessante o ponto que foi destacado que até certo ponto a felicidade serve de força ou poder que nos ajuda a enfrentar qualquer obstáculo e, que se cairmos nessa corrida, poderemos nos contentar com a felicidade que sentimos mesmo apesar dos problemas.

Muito bem criado esse post. Sabemos que para a felicidade, é necessário a tristeza, caso contrário, não haveria um porque de uma felicidade.

Nesse caso, ao nos sentirmos triste, podemos ter certeza de isso é momentâneo, porque em seguida teremos a felicidade que uma vez morna (destacado no texto) produzirá em nós um novo ânimo para continuarmos vivendo com prazer e o principal, FELICIDADE.

Cousin, gostei muito desse post, como sempre neh... NERD ao extremo... usando palavras inteligentes e algumas dificeis de entender... mas nada que o google naum resolva

Muito bom mesmo (Tamashi no Kyome)rs
Dan disse…
Hahaha valeu primo, é justamente essa a idéia que quis passar na mensagem, vi que pegou bem e ainda fez uma interpretação complementar ao post. Obrigado. Sua visita e seu comentário é sempre motivador para eu continuar com mais e mais (:
Hum, veja se segui a linha certa:
felicidade = motivo?

A buscar incansável pela felicidade continuará enquanto o homem for homem. Não nos satisfaz a felicidade morna, por isso não aproveitamos 100% desse sentimento quando o 'objetivo' é alcançado.

O extase acaba quando se veste a roupa, o prazer da comida termina no início da digestão, e o sorriso da namorada é esquecido na primeira briga.

É meio triste isso, não é? Acho que falta em nós reflexão. Afinal, de que adianta buscar a felicidade se não sabemos como apreciá-la?
Dan disse…
Mais ou menos por aí, teu ponto de vista é diferente ao meu, mas igual ao do filme. Não generalize, não são todos que não sabem apreciá-la (:
Josenaldo Jr disse…
Obrigado por sua visita ao meu blog Árvore de Justiça e pelo comentário, confesso que estava precisando de uma motivação. Que o Senhor muito te abençoe!emidle

Postagens mais visitadas deste blog

O desapego dói, né? :)

Razão & Emoção